3. Gestão


A gestão escolar democrática é apontada atualmente como um dos meios para soluções em busca da transformação do sistema atual de ensino, destacando as mudanças direcionadas para descentralização do poder, necessitando assim da realização de um trabalho voltado para participação coletiva dos vários segmentos da escola e da comunidade, proporcionando um ambiente de trabalho que seja favorável a chegada dessas inovações. Buscando preparar e motivar as pessoas envolvendo-as direto ou indiretamente no processo educacional, tornando-as comprometidas com a consolidação e a eficácia dos resultados.

O referido blog, aqui apresentado, vem reforçar a importância da gestão expondo nossas concepções, objetivos e ações no intuito de promover o crescimento institucional, favorecendo mudanças significativas no sistema escolar.

A referida escola não possui quadra poliesportiva para prática de Educação Física, ou mesmo, lazer dos nossos alunos, espaço interno há. Já fizemos diversas solicitações junto ao órgão competente para que soluções fossem tomadas, mais nunca obtivemos resposta positiva. Não dispomos de uma biblioteca. O laboratório de informática foi implantado com 10 computadores para alunos e professores trabalharem com projetos e pesquisas, pois fomos contemplados com acesso a Internet banda larga. 

Dispomos de uma cantina, um almoxarifado, dois depósitos, um refeitório, três banheiros (sendo dois para alunos e um para funcionários), seis salas de aula e uma sala de aula multifuncional, além de professores habilitados a exercerem suas funções profissionais nas áreas de ensino.

Para o ano letivo de 2011 ministrará o Ensino Fundamental de 2ª a 8ª Série, Ensino Médio Regular, Ensino Médio Normal com formação para professores e Curso Educação de Jovens e Adultos –  1ª e 2ª Etapas do Ensino Médio (1º ao 3º ano). A Unidade Integrada Duque de Caxias também passou a ser uma escola inclusiva oficialmente desde o ano de 2009, embora já atendesse alunos com necessidades especiais anteriormente, com sua moderna e diversificada Sala Multifuncional. Outro destaque também, diz respeito à contemplação do programa “Mais Educação”, onde foi designado um espaço apropriado para atender as necessidades que o programa nos oferece, de acordo com nossas opções de modalidade esportiva. O objetivo do Programa Mais Educação é em aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização Diversidade (SECAD), do MEC.

Atualmente percebe-se um ponto importante no desenvolvimento da educação praticada nesta escola: a equidade, isto é, aqui se busca propiciar as condições de acesso, permanência e sucesso do processo educacional.

Está em nossas mãos, educadores, pais e outras pessoas da sociedade de hoje, estabelecer uma nova forma de vida inspirada em uma cultura de paz, amor, cooperação, disciplina, justiça, esperança, lealdade, otimismo, comprometimento e sucesso.


Visão de educação, escola e sociedade

Educação é um dos processos de formação da pessoa humana. Processos através do qual as pessoas se inserem na sociedade, transformando-se e transformando a sua realidade.

Temos a escola como o ambiente que leva em conta o conjunto das dimensões da formação humana, onde o conhecimento é compartilhado e sistematizado, tendo a tarefa de formar seres humanos com consciência de seus direitos e deveres.

Na visão de sociedade é o ambiente no qual o indivíduo está integrado, produzindo e reproduzindo relações sociais, problemas e propondo valores, alterando comportamentos, desconstruindo e construindo concepções, costumes e idéias. Onde o natural seja pensar no bem de todos e não apenas em si mesmo.


Dimensão financeira 

Os recursos financeiros destinados a Caixa Escolar Duque de Caxias são provenientes do: FEE (Fundo Estadual de Educação); MEC (Ministério de Educação e Cultura); PDE (Plano de Desenvolvimento Escolar) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar);

Como pessoa jurídica, a escola possui autonomia para exercer direitos e contrair obrigações com os recursos recebidos de órgãos governamentais, tendo o compromisso de melhorar a qualidade de aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio, tendo a escola como foco de atuação, autonomia, gestora, financeira e pedagógica do seu ensino.


ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

Recursos Físicos

O projeto arquitetônico da escola obedece a um padrão moderno de construção de uma área de 1.534,7 m2, dos quais 759 m2  correspondem a área construída. A área coberta está dividida com as seguintes discriminações:
  
a. Conjunto de Apoio Administrativo
01 – Secretaria
01 - Sala de Diretoria
01 - Sala de Material Didático (anexo com Sala de Professores)
01 - Sanitário para funcionários

b. Conjunto de Vivência I
01 - Sala dos Professores
04 - Sanitários Femininos
04 - Sanitários Masculinos

c. Conjunto de Vivência II
01 – Depósito alimentício
01 - Cantina
01 – Almoxarifado para livros e arquivo morto
01 – Refeitório amplo

d. Conjunto de Ensino - Aprendizagem
06 – Salas de aula
01 – Sala de Recursos Multifuncional
01 – Sala de informática com 10 computadores
01 – Espaço físico destinado ao programa “Mais Educação”