4. Referenciais


MARCO FILOSÓFICO
considera o aluno como agente do processo educativo, numa visão integral da pessoa, imagem e semelhança, inserido numa comunidade humana, responsável pelo seu destino e pelo de seus semelhantes.

Procurando atender às finalidades de sua Mantenedora, a Escola visa a:
  • Ser reconhecido como uma escola de excelência em humanização, ensino e cultura, garantindo a qualidade do processo educativo e das relações;
  • Proporcionar um ambiente favorável ao estudo, ao ensino e convivência saudável e criativa entre todos os seus colaboradores, despertando satisfação em toda a comunidade escolar;
  • Desenvolver competências para continuar alcançando níveis mais complexos de estudos e de desenvolvimento de suas capacidades, estando aberto às novas exigências sociais e aos avanços tecnológicos;
  • Contribuir na formação de pessoas conscientes, participativas, críticas, competentes e criativas;
  • Desenvolver atitudes de apreciação e valorização dos bens culturais e hábitos de viver coerentes com os princípios éticos, estéticos e políticos;
  • Respeitar a dignidade e a liberdade, estimulando a participação, a colaboração, a compreensão, a solidariedade e o diálogo;
  • Assumir ações que promovam a dignidade humana, a cultura à vida e o respeito ao meio ambiente, com um sentido de responsabilidade universal, buscando levar a comunidade escolar a identificar-se com toda a comunidade terrestre.
 


MARCO REFERENCIAL

Missão da Escola
A Unidade Integrada Duque de Caxias, pertencente a rede estadual de ensino, tem como missão educar crianças, jovens e adultos na sua totalidade, respeitando sua individualidade e ampliando seu potencial interpessoal, através de uma pedagogia inovadora, contribuindo para a formação de cidadãos éticos e solidários, capazes de construir conhecimento e responder criativamente aos novos desafios do mundo, colocando seus dons para humanizar a Terra.


Visão da Escola
Ser uma escola de excelência em humanização, ensino e cultura que integre toda a comunidade escolar, busque o crescimento e contribua para a educação integral de crianças, jovens e adultos, através de uma pedagogia própria e inovadora que enfatize as competências relacionadas à leitura e à escrita em todas as áreas do conhecimento, contribuindo na formação de lideranças capazes de cooperar na formação de uma sociedade justa e fraterna.


Valores
  • Espiritualidade
  • Inovação
  • Solidariedade
  • Formação Integral
  • Comprometimento
  • Humanização
  • Competência