considera o aluno como agente do processo educativo, numa visão integral da pessoa, imagem e semelhança, inserido numa comunidade humana, responsável pelo seu destino e pelo de seus semelhantes.
Procurando atender às finalidades de sua Mantenedora, a Escola visa a:
- Ser reconhecido como uma escola de excelência em humanização, ensino e cultura, garantindo a qualidade do processo educativo e das relações;
- Proporcionar um ambiente favorável ao estudo, ao ensino e convivência saudável e criativa entre todos os seus colaboradores, despertando satisfação em toda a comunidade escolar;
- Desenvolver competências para continuar alcançando níveis mais complexos de estudos e de desenvolvimento de suas capacidades, estando aberto às novas exigências sociais e aos avanços tecnológicos;
- Contribuir na formação de pessoas conscientes, participativas, críticas, competentes e criativas;
- Desenvolver atitudes de apreciação e valorização dos bens culturais e hábitos de viver coerentes com os princípios éticos, estéticos e políticos;
- Respeitar a dignidade e a liberdade, estimulando a participação, a colaboração, a compreensão, a solidariedade e o diálogo;
- Assumir ações que promovam a dignidade humana, a cultura à vida e o respeito ao meio ambiente, com um sentido de responsabilidade universal, buscando levar a comunidade escolar a identificar-se com toda a comunidade terrestre.
MARCO REFERENCIAL
Missão da Escola
A Unidade Integrada Duque de Caxias, pertencente a rede estadual de ensino, tem como missão educar crianças, jovens e adultos na sua totalidade, respeitando sua individualidade e ampliando seu potencial interpessoal, através de uma pedagogia inovadora, contribuindo para a formação de cidadãos éticos e solidários, capazes de construir conhecimento e responder criativamente aos novos desafios do mundo, colocando seus dons para humanizar a Terra.
Visão da Escola
Ser uma escola de excelência em humanização, ensino e cultura que integre toda a comunidade escolar, busque o crescimento e contribua para a educação integral de crianças, jovens e adultos, através de uma pedagogia própria e inovadora que enfatize as competências relacionadas à leitura e à escrita em todas as áreas do conhecimento, contribuindo na formação de lideranças capazes de cooperar na formação de uma sociedade justa e fraterna.
Valores
- Espiritualidade
- Inovação
- Solidariedade
- Formação Integral
- Comprometimento
- Humanização
- Competência