sábado, 20 de agosto de 2011

Sala de Recursos Multifuncionais

Alunos da Sala de Recurso
PÚBLICO: Alunos(as) com necessidades educacionais especiais inseridos(as) em salas comuns do ensino regular.

OBJETIVO: Fortalecer a política inclusiva do município, atendendo ao princípio de não segregação dos(as) alunos(as) com necessidades educacionais especiais, possibilitando-lhes o desenvolvimento integral.

DESCRIÇÃO: A Sala de Recursos Multifuncional realiza serviços de orientação pedagógica aos(as) alunos(as) com necessidades educacionais especiais inseridos(as) em salas comuns do ensino regular.

O atendimento é feito individualmente ou em grupos cuja especialidade seja comum aos membros desse grupo e os horários de atendimento sempre são diferentes daqueles em que as crianças estão matriculadas nas salas comuns. Assim, amplia-se a jornada escolar com esse turno complementar de atendimento.

A Unidade Integrada Duque de Caxias dispõem de uma sala com equipamentos e recursos pedagógicos adequados às diversas necessidades e atende não só a quem estuda na escola onde a sala funciona, mas também aos(as) alunos(as) de escolas vizinhas que se encontrem em situação semelhante.

A intervenção educacional realizada na Sala de Recursos fica sob a responsabilidade de professores(as) especialistas em Educação Especial, que desenvolvem suas ações interdisciplinarmente, através de estratégias diversificadas, favorecendo o desenvolvimento da cognição, da afetividade e da sociabilidade desses(as) alunos(as). Os (as) professores dessas Salas mantêm contato direto com os(as) professores(as) das salas comuns onde as crianças estudam e também com a família, de modo a garantir o sistemático acompanhamento de cada criança e o registro de seu desenvolvimento cognitivo e comportamental.

Para que isso seja viável, o trabalho das Salas também apoia-se nas características do meio sócio-cultural e histórico da comunidade na qual a escola está inserida. Dessa forma, os laços entre escola e comunidade são fortalecidos – condição primordial para que o acompanhamento desses(as) alunos(as) resulte não só na aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades motoras, mas também em seu desenvolvimento emocional e social.



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