Nesta manhã de sábado (19/11) acontece na Unidade Integrada Duque de Caxias, a Formação Continuada de Matemática com todos os funcionários do estabelecimento de ensino.
Prof. Evando, palestrante |
De forma bastante geral e contundente, os estudos sobre
formação de professores assumem que a concepção de relevância do ato de educar
indivíduos e profissionais críticos, criativos e dinâmicos, sugere a
necessidade de uma formação continuada mais crítica e reflexiva, baseando-se,
como afirma Carvalho (1997), em conceitos-chave, como: saberes docentes,
conhecimento na ação, reflexão na ação, reflexão sobre a reflexão na ação e
construção ativa do conhecimento segundo uma metodologia do “aprender a fazer
fazendo” e/ou da “pesquisa da própria prática”.
Demais professores presente na Formação |
Buscamos, assim,
a partir de uma síntese de nossas leituras, apresentar as discussões que estão
sendo realizadas, em especial as que abordam a formação continuada de
professores e a importância da abordagem reflexiva nessa formação e o seu
desenvolvimento profissional.
Ponte (1998) nos
traz a idéia de desenvolvimento profissional, ou seja, a noção de que a
formação do professor para o exercício da sua atividade profissional é um
processo que envolve múltiplas etapas e que, em última análise, está sempre
incompleto.
A valorização das
experiências práticas na formação de professores
Garcia (1999) afirma que a
orientação prática, juntamente da acadêmica, tem sido a abordagem mais aceita
para se aprender a arte, a técnica e o ofício do ensino, e, no âmbito da
formação de professores, esta orientação está fundamentalmente na organização e
desenvolvimento das práticas de ensino.
Professores atentos ao palestrante |
O autor ainda destaca que
valorizar a qualidade das experiências implica que sejam levados em conta dois
aspectos: um aspecto imediato que diz respeito ao quanto agradável ou
desagradável a experiência é para o sujeito que a vive; e o segundo, que se
refere ao efeito que tais experiências podem ter em experiências posteriores,
ou seja, a transferência para novas aprendizagens.
Considerando que o processo de formação é contínuo e,
mesmo sabendo de suas necessidades próprias, podemos explicitar algumas
sugestões para contribuir nas diretrizes de programas de formação.
Em relação à formação que
acompanhamos podemos apontar que houve um desenvolvimento por parte dos professores
de uma autonomia na busca de novos conhecimentos. Salientamos, também, que o
fato da formação ter considerado os saberes docentes propiciou reflexões sobre
a ação que possibilitou a construção de conhecimentos por meio de ações.
No que se refere ao conhecimento
matemático, observamos que a alternância de discussões metodológicas e
conhecimentos específicos possibilitou que os professores confrontassem suas
diferentes concepções que, a partir de reflexões, contribuíram para sua
aprendizagem de conceitos matemáticos.
Prof. Rosa, Helena, Flávia e a gestora ao fundo |
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