sábado, 19 de novembro de 2011

Formação Continuada de Matemática

Nesta manhã de sábado (19/11) acontece na Unidade Integrada Duque de Caxias, a Formação Continuada  de Matemática com todos os funcionários do estabelecimento de ensino.

Prof. Evando, palestrante

De forma bastante geral e contundente, os estudos sobre formação de professores assumem que a concepção de relevância do ato de educar indivíduos e profissionais críticos, criativos e dinâmicos, sugere a necessidade de uma formação continuada mais crítica e reflexiva, baseando-se, como afirma Carvalho (1997), em conceitos-chave, como: saberes docentes, conhecimento na ação, reflexão na ação, reflexão sobre a reflexão na ação e construção ativa do conhecimento segundo uma metodologia do “aprender a fazer fazendo” e/ou da “pesquisa da própria prática”.

Demais professores presente na Formação
Buscamos, assim, a partir de uma síntese de nossas leituras, apresentar as discussões que estão sendo realizadas, em especial as que abordam a formação continuada de professores e a importância da abordagem reflexiva nessa formação e o seu desenvolvimento profissional.

Ponte (1998) nos traz a idéia de desenvolvimento profissional, ou seja, a noção de que a formação do professor para o exercício da sua atividade profissional é um processo que envolve múltiplas etapas e que, em última análise, está sempre incompleto.


A valorização das experiências práticas na formação de professores

Garcia (1999) afirma que a orientação prática, juntamente da acadêmica, tem sido a abordagem mais aceita para se aprender a arte, a técnica e o ofício do ensino, e, no âmbito da formação de professores, esta orientação está fundamentalmente na organização e desenvolvimento das práticas de ensino.

Professores atentos ao palestrante
O autor ainda destaca que valorizar a qualidade das experiências implica que sejam levados em conta dois aspectos: um aspecto imediato que diz respeito ao quanto agradável ou desagradável a experiência é para o sujeito que a vive; e o segundo, que se refere ao efeito que tais experiências podem ter em experiências posteriores, ou seja, a transferência para novas aprendizagens.

Considerando que o processo de formação é contínuo e, mesmo sabendo de suas necessidades próprias, podemos explicitar algumas sugestões para contribuir nas diretrizes de programas de formação.

Em relação à formação que acompanhamos podemos apontar que houve um desenvolvimento por parte dos professores de uma autonomia na busca de novos conhecimentos. Salientamos, também, que o fato da formação ter considerado os saberes docentes propiciou reflexões sobre a ação que possibilitou a construção de conhecimentos por meio de ações.

No que se refere ao conhecimento matemático, observamos que a alternância de discussões metodológicas e conhecimentos específicos possibilitou que os professores confrontassem suas diferentes concepções que, a partir de reflexões, contribuíram para sua aprendizagem de conceitos matemáticos.
Prof. Rosa, Helena, Flávia e a gestora ao fundo







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