quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A Matemática e o Letramento


Quando falamos do assunto Alfabetização e Letramento logo vem à nossa mente leitura e escrita, mas é importante lembrar que o letramento associado à alfabetização tem um significado muito mais amplo que apenas ter alunos que sabem ler e escrever. Quero falar aqui do ensino da Matemática como um processo de letramento.
Alunos com a prof. Reginande (ao fundo)
O letramento “é pois, o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, bem como o resultado da ação de usar essas habilidades em práticas sociais, é o resultado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da língua escrita e de ter-se inserido num mundo organizado diferentemente: a cultura escrita.” (Pró-letramento – Alfabetização e Linguagem).

O letramento então diz respeito às práticas e habilidade que o indivíduo adquire a partir do momento em que ele tem contato com a cultura escrita. Portanto, se a criança já iniciou seu contato com a cultura escrita ela já tem subsídio para aprender os princípios da matemática.

A matemática tem um valor fundamental na escola que apenas o aprender a fazer continhas de mais, de menos, de divisão e de subtração. É preciso ensinar os alunos desde as séries iniciais a verem sentido na aprendizagem matemática, levando-as a compreender que ao aprender as primeiras operações elas já podem ajudar os pais nas compras de supermercado, ou ainda, podem aprender a utilizar de forma consciente o dinheiro que levaram para comprar uma bala ou a merenda da escola.
Alunos
É com esta definição que a professora Reginande de Sousa atua com os alunos inseridos neste macro-campo do Programa Mais Educação da Unidade Integrada Duque de Caxias.

Concluindo, a idéia de introduzir o cálculo mental não é substituir os algoritmos que já são introduzidos nas séries iniciais, mas sim dar aos alunos cada vez mais recursos para chegarem ao resultado das operações com segurança e, acima de tudo, compreendendo a resolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário