quinta-feira, 1 de março de 2012

Fórum Estadual de Educação planeja ações para 2012


Representantes das instituições que formam o Fórum Estadual de Educação (FEE) participaram, nesta quinta-feira (1º), no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da primeira reunião ordinária em 2012. Formado por 32 entidades, o Fórum tem entre as missões a concepção, acompanhamento e avaliação das políticas educacionais do Estado do Maranhão e do Plano Estadual de Educação.

Na pauta da reunião, a elaboração do Plano de Trabalho do Fórum para 2012, que vai incluir três principais ações: a construção do Plano Estadual de Educação, a mobilização para a Conferência Estadual de Educação e a sensibilização das unidades regionais para a formação dos fóruns municipais.

Em três Unidades Regionais de Ensino (URE) já foram realizadas ações de incentivo à formação do Fórum Municipal de Educação: Imperatriz, Balsas e Açailândia. A próxima regional que deve realizar um seminário de sensibilização será Presidente Dutra.

Plano Estadual de Educação

O Plano Estadual de Educação será elaborado com base no Plano Nacional (PNE), que deve ser aprovado pela Câmara Federal este mês. Para discutir propostas, no dia 8 de março virá a São Luís o coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas, que é secretário-executivo do Ministério da Educação.

As ações para a realização da Conferência Estadual de Educação incluem a mobilização dos diversos setores envolvidos, para a elaboração de propostas que serão discutidas na conferência, que será realizada até 2014. No dia 12 de março, as duas comissões que formam o FEE vão apresentar sugestões para a Conferência.

“Em cinco meses, o Fórum tem um saldo positivo, com importantes ações como o incentivo à formação de fóruns municipais em três grandes regiões do Estado, além da sensibilização para que os municípios realizem suas Conferências de Educação”, afirmou o coordenador do Fórum Estadual de Educação, Fernando Silva, que é secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc.


Data01/03/2012
FonteAscom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário